Patrocínio

Patrocínio

Doutor Antônio Taumaturgo dedica 38 anos de medicina a saúde dos novo-olindenses


Antônio Taumaturgo de Magalhães (doutor Antônio), clínico geral pela faculdade de ciências médicas de Pernambuco, completa este ano 38 anos de uma história assinalada pelo pioneirismo em serviços médicos em Nova Olinda e conta com uma extensa folha de serviços prestados à comunidade local.

Ele chegou à cidade em 16 de dezembro de 1972 quatro dias após a sua formatura para fazer residência médica por um ano na Fundação Furtado Leite (ùnica unidade de saúde existente na cidade à época) atendendo ao convite do seu primo Mozar Magalhães, então prefeito de Santana do Cariri e amigo pessoal de Miguel Ferreira Lima, prefeito de Nova Olinda.

O médico relata que a cidadezinha não era nenhum pouco atrativa “existiam poucas casas, o comércio bem pequeno e o hospital não tinha infra-estrutura adequada e possuía apenas dez leitos. Mas, uma imagem não lhe saía da cabeça “uma loirinha na janela de uma das casas da cidade chamava a minha atenção”confessa.

Esse encantamento por aquela loirinha fez o jovem médico ganhar interesse, força e disposição para o trabalho, tanto que ele resolveu cumprir o ano de contrato acertado com o patrão. Este período foi suficiente para doutor Antônio se estabelecer na cidade e criar vínculos e resolveu estender o contrato por mais um ano.

Doutor Antônio lembra que naquela época o índice de mortalidade infantil superava 30 por cada grupo de mil nascidos vivos e essa foi outra motivação para ficar em Nova Olinda pela oportunidade de ajudar as pessoas. Durante muito tempo Antonio Taumaturgo foi o único médico a atender no município e como morava na cidade era a ele para quem as pessoas primeiro pediam socorro nas questões de saúde.

O médico também foi o precursor em Nova Olinda do atendimento de pequenas cirurgias, bem como, pioneiro em saúde da família por sua proximidade e relação amistosa com as pessoas.

Ainda hoje doutor Antônio é o único médico que pode ser encontrado todos os dias na cidade apesar de ultimamente manter residência em Crato devido problemas pessoais de saúde no período de (2005-2008) quando precisou fazer fisioterapia e “ficar lá (em Crato) facilitava a minha recuperação, por isso eu mudei pra lá (pro Crato), mas eu quero voltar a morar aqui (em Nova Olinda) eu amo esse lugar” declarou.

Essa paixão pela cidade adotada por doutor Antônio tem nome e sobrenome: Fátima Leal. A “loirinha da janela” arrematou o coração do clínico geral para sempre. Já no segundo ano de trabalho na cidade o jovem médico tomou coragem para cortejar a moça mais de perto e os olhares de longe se transformaram em um namoro que durou seis anos. Em 1979 o casamento com Fátima Leal serviu para fincar de vez raízes profundas no solo novo-olindense e foi também o atalho para o médico entrar para a política pelas mãos do sogro que figurava como importante liderança política na época.

Até hoje, o sogro Zeca leal é para doutor Antônio “o maior exemplo de honestidade e dignidade que uma pessoa pode ter”afirma. Doutor Antônio foi vereador por duas vezes (1984 a 1988) e (2000 a 2004). Foi presidente da camara entre (87-88) e candidato a refeito nas eleições gerais de 1988. Em 1992 doutor Antonio Taumaturgo funda o PSDB - Partido da Social democracia Brasileira, sendo o seu primeiro presidente com o apoio de Tasso Jereissate e de José Alves de Lima (Elúzio). Até hoje o PSDB é a sigla que há mais tempo está no poder no município.

Atualmente doutor Antonio atende cerca de 40 pessoas por dia de segunda a sexta-feira no posto de saúde que recebeu o seu nome numa homenagem da camara e da prefeitura pelo profissionalismo e altruísmo dedicado a comunidade nestes 38 anos de medicina. Também se dedica a criação de gado de leite e de corte. A pecuária é uma herança do pai.

Antonio Taumaturgo de Magalhães nasceu no dia 17 de novembro de 1943 na cidade de Parnamirim no estado de Pernambuco. Casado com a professora Maria de Fátima Gualberto Milfont de Maglhães, tem duas filhas: Camila e Ana Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário