Patrocínio

Patrocínio

Seu Zeca


José Gualberto Sobrinho, nasceu no dia 13 de julho de 1916 no sítio mocó em Assaré, filho do casal João Gualberto da Silva e Maria do Amarante Brandão de uma família de 18 irmãos. Aos 4 anos de idade foi morar na vila Piripiri no Piaú retirante com os pais e os irmãos da seca de 1919. retornou ao Ceará, sozinho, em 1945 para a cidade de Crato. Zeca Leal aprendeu o ofício de motorista em um caminhão pertencente ao tio Cicero Gualberto da Silva e graças a esta arte foi caminhoneiro transportando gesso entre Santana do Cariri e Crato. Assim, se estabeleceu na região. Mas os vínculos mais fortes com a cidade de Nova Olinda ocorreram depois que Zeca Leal conheceu uma moça da família milfont do sítio Barro Alto.


Família

Casou-se com Ivanira Milfont Gualberto no natal de 1951. A união gerou três filhos homens e quatro mulheres. A primogênita Fátima Leal foi vice-prefeita e prefeita do município no período de 1992 a 1996 seguindo os passos do pai. os demais filhos são: Sandra Milfont, João Bosco, José Gualberto, Dorian, Adélia e Zenira.


Política

Seu Zeca Leal foi vereador por duas legislaturas e presidente da câmara municipal e

vice-prefeito entre 1977 a 1981 durante o inédito mandato de seis anos para prefeito.


Profissão

O ofício de caminhoneiro durou até Zeca Leal encorajar-se para voltar ao ramo comercial depois de uma tentativa frustrada com um irmão na juventude em Floriano no Piauí. Seu comércio na avenida Jeremias Pereira, no centro, é atualmente de ropriedade do filho João Bosco e leva a marca da família Leal em homenagem ao empreendedorismo do patriarca. Atualmente ele (Zeca Leal) dedica o seu tempo a criação de gado para produção de leite e ao arrendamento de suas propriedades (terrenos) para a produção de cereais e de pastagens para os animais.


Religião e voluntariado

Zeca Leal é um homem profundamente religioso, apegado as tradições e solidário.Católico fervoroso, vai a missa religiosamente todos os domingos e algumas vezes durante a semana. É dizimista. Junto a esposa dona Ivanira (ministra da eucaristia) faz continuamente visitas às pessoas doentes que não podem se dirigir até as igrejas levando a comunhão, oração, companhia, atenção e carinho.


Frases marcantes (durante entrevista)


Jeremias era grande líder...


Laurenio era muito inteligente...


Elúzio tomou gosto pela política só pra ajudar as pessoas...


Raimundo Matos era um homem muito difícil...


Celso de Matos era mais tranquilo...


Afonso é muito parecido com “Eluzo” ele (Afonso) é um homem muito bom, amigo!


Naquele tempo (1957) o governo dava a Prefeitura a um grupo político e a delegacia aos adversários...


Eu penso que a política é pra fazer o bem...


Eu tenho muito orgulho dos meus filhos...


Ivanira (a esposa) é uma luz na minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário