Patrocínio

Patrocínio

Prefeito diz que obras atendem demandas do orçamento participativo


O prefeito Afonso Domingos Sampaio (PSDB), diz que a “política urbana é o conjunto de ações que devem ser promovidas pelo Poder Público, no sentido de garantir que todos os cidadãos tenham acesso à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer” conta. E a seu ver, nos últimos anos foram feitas muitas obras em Nova Olinda “mas em grande parte de caráter eleitoreiro, sem nenhum critério técnico ou política de planejamento estratégico” avalia. Afonso Sampaio defende que em seu governo não é assim.


Segundo ele toda obra realizada durante sua administração obedece a um rigoroso cronograma estabelecido dentro de um conjunto de projetos priorizados por um plano de investimentos que vai fazer com que definitivamente a cidade cumpra a sua função social “se tornando acessível para todos os seus cidadãos com acesso universal aos bens e equipamentos de saúde, educação, assistência social, habitação, saneamento, lazer, emprego e renda” enfatiza completando que “devem ser usufruídos por todos, independentemente de sua condição social”.


O prefeito lembra que quando assumiu o comando da prefeitura em 2005 o problema do lixo era ainda maior. Além de ser coletado de forma rudimentar os dejetos eram apenas trocados de lugar, mas continuavam dentro da cidade. “Nossa administração tirou o lixão de dentro da cidade e já pactuamos um convenio com um consórcio de municípios, com o estado e com o banco mundial que vai permitir em pouco tempo a construção de um aterro sanitário onde o nosso lixo vai ser destinado para seleção e reaproveitamento permitindo uma solução final” garante. Quanto ao sistema de esgotamento sanitário o gestor informa que sua administração tem cinco grandes projetos para a cidade que formam o programa de infra-estrutura urbana do seu governo. “Um deles é este do aterro sanitário


Outro é o sistema de esgotamento sanitário que prevê a construção de uma completa rede de saneamento desde a coleta, passando por uma estação de tratamento até o destino final com todos os cuidados para atender as pessoas e proteger os rios da destruição em que se encontram. E nesse sentido já avançamos muito” relata. “Já foram construídos mais de mil banheiros com fossa séptica ajudando a reduzir o acumulo de dejetos dentro do rio” pontua.


Um projeto seguinte que já está pronto é o abatedouro de animais que era concentrado, também, na sede da cidade e a exemplo do lixão também foi transferido para a zona urbana. Ocorre que, no caso do abatedouro, “a solução foi definitiva” comemora. O quarto projeto é o mais caro do ponto de vista econômico. O mais ambicioso politicamente falando e socialmente o mais urgente para a população.


Trata-se da construção da adutora Nova Olinda que faz ligação entre um poço artesiano da Petrobras localizado no distrito de Brejo Grande em Santana do Cariri e o reservatório da CAGECE em Nova Olinda numa extensão de 18 km. Essa água é tida como a salvação para o problema do desabastecimento e da má qualidade da água atualmente servida em Nova Olinda.


Afonso Sampaio falou que esse projeto que era um sonho e que sua administração transformou e em desafio está bem próximo de se tornar realidade. Ele informa que a empresa vencedora da licitação tem seis mese para concluir a obra e como todo novo-olindense está ansioso por esse dia. “Do ponto de vista político essa já é uma grande vitória dos novo-olindenses e do ponto de vista social essa é uma consagração do nosso povo enquanto trabalhador, unido e persistente” frisa.


O quinto projeto conta o prefeito, “é um conjunto de obras estruturantes das quais o município tinha grande necessidade quando eu assumi a prefeitura.Faltava calçamento na cidade e estradas na zona rural” lembra. E pergunta “quem não lembra das ruas esburacadas e dos esgotos a céu aberto nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Terreiro Duro, Populares, Vila Alta, Vila Tabocas, Pissarreira e até no centro?” e ele mesmo responde dizendo, “nessas localidades com nossa intervenção, ainda que paliativa, conseguimos melhorar a vida dos moradores levando calçamento, rede de esgotos, construção de praças e abertura de novas ruas, iluminação e segurança”.


Quanto às condições de moradias o prefeito cita que está pondo em prática o maior projeto habitacional que Nova Olinda já teve em toda a sua história. Já foram entregues 100 (cem) casas em um conjunto habitacional dotado de calçamento e iluminação. A prefeitura, em parceria com a FUNASA está derrubando as casas de taipa e construindo no lugar, casas de alvenaria com toda a infra-estrutura de segurança, higiene e bem estar.


Assim, conclui o prefeito, a cidade se prepara para o futuro pensando nas futuras gerações, enfrentado seus problemas e assumindo desafios “sem falsas promessas e cumprindo com o que se propõe” disse.


O gestor destaca também que todos os projetos da sua administração foram construídos sob o olhar atento da população que construiu o orçamento participativo indicando as prioridades das comunidades rurais e urbanas.

3 comentários:

  1. Com Afonso Sampaio na prefeitura a transformação em Nova Olinda está mais do que evidente. O prefeito Afonso é um homem de garra, coragem e determinação. E não mim espanta que alguém ainda critique sua administração, pois se nem Jesus Cristo agradou a todos, porque com ele, um simples pecador e mortal seria diferente. Mas venho aqui parabenizar Nova Olinda, por ter alguém tão capaz e determinado, lutando por seu crescimento, e fazendo com que nos orgulhemos da nossa pequena cidade, apesar de não nascer aqui, é minha cidade de coração. Amo vc Nova Olinda...E você hoje não é nada do que era quando cheguei aqui...Afonso fez um belissimo trabalho, sei que não fez sozinho, mas correu atrás e isso é o que interessa, pois outros assim não fizeram. Afonso Sampaio te aplaudo de pé...

    ResponderExcluir
  2. Prefeito Afonso, estamos torcendo para que a água doce chegue às casas de Nova Olinda. Caso deixe esse marco,saiba que os novaolindenses e cidadãos novaolindenses se orgulharão muito dessa conquista que há mais de 50 anos tanto ESPERAM. Boa sorte, prefeito.
    Desejo estar junto a nossa gente maravilhosa e paciente, para comemorarmos a vitória da ÁGUA !!!
    Profª. Escritora : Laudecy Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo a ABC Mídia Comunicação LTDA, pela brilhante ensinagem !!! Eu que nasci ao lado da Casa Grande,sei como foi difícil desde menina, carregar na cabeça lata d'água para beber. Pois a que chegava e chega nas casas é muito SALOBRA.
    Nova Olinda tá passando da hora dessa água doce chegar.Já tenho 44 anos e a água não chegou. É lamentável isso.Bem, nossas crianças de hoje não merecem esse sacrifício: Carregar água na cabeça. NOSSA GENTE MARAVILHOSA MERECE ÁGUA DOCE PARA BEBER. Sei que o prefeito Afonso Sampaio deixará esse marco tão importante e necessário para nossa NOVA OLINDA, Ceará.
    Profª. Escritora : Laudecy Ferreira

    ResponderExcluir